O “direito à cidade” e a “cidade como bem comum”: dois conceitos em transformação

Autores

  • Edésio Fernandes University of Warwick (Coventry, Reino Unido)

Palavras-chave:

direito à cidade, bem comum, direito urbanístico, movimentos sociais urbanos

Resumo

O artigo reúne comentários livres do autor sobre dois conceitos: “direito à cidade” e “cidade como bem comum”. O objetivo é traçar considerações acerca dos processos de transformações e disputas sobre os dois conceitos, partindo da ideia de que são imprecisos, utilizados com sentidos distintos, sofrem modificações ao longo do tempo e são objeto de disputas sociais, políticas e jurídicas. Na análise dos dois conceitos principais, argumenta-se que uma maior precisão nos seus significados levaria a uma maior efetividade na aplicação e, consequentemente, a um fortalecimento dos movimentos sociopolíticos que atuam com a questão urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edésio Fernandes, University of Warwick (Coventry, Reino Unido)

Jurista e Urbanista. Mestre e Doutor em Direito. Professor. Pesquisador. Consultor e Ativis ta no campo do Direito Urbanístico e do Direito à Cidade.

Referências

.

Downloads

Publicado

15.12.2021

Como Citar

FERNANDES, E. O “direito à cidade” e a “cidade como bem comum”: dois conceitos em transformação. Revista Brasileira de Direito Urbanístico | RBDU, Belo Horizonte: Fórum, v. 7, n. 13, p. 9–21, 2021. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/direitourbanistico/article/view/729. Acesso em: 18 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos/Article/Artículo