Sobre a Revista

Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico | IBDU
Arquivo com todas as edições | RBDU

Edição Atual

RBDU 13 | jul-dez 2021

Artigos/Article/Artículo

Ver Todas as Edições

 

 

 alt=

– REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO URBANÍSTICO –
RBDU ISSN 2447-2026 

CHAMADA PÚBLICA DE TRABALHOS – RETIFICADO
NÚMERO 13 e 14  de 2022

A Editora Fórum e o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU comunicam que seu edital de fluxo contínuo está aberto para submissão de trabalhos, a compor o número 13 e 14 da Revista Brasileira de Direito Urbanístico – RBDU, no ano de 2022, conforme instruções a seguir.

Os textos deverão ser inéditos e para publicação exclusiva, escritos por até 3 autores/as, preferencialmente por estudantes de pós-graduação stricto sensu, com a participação de ao menos um/a autor/a com título de doutor/a. Os trabalhos poderão conter análises jurídicas ou de outras áreas relacionadas ao Direito Urbanístico.

Uma vez publicados na RBDU, também poderão estar presentes em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original. Pede-se aos autores e autoras o compromisso de não publicarem o mesmo texto em outras revistas e periódicos. 

1 – SUBMISSÃO

Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word(.doc) através da plataforma Open Journal System pelo link
https://journal.nuped.com.br/index.php/direitourbanistico

No corpo do texto, devem constar o título, nome do autor e coautor (se houver), telefone, e-mail, número do CPF, Endereço e ORCID (Open Researcher and Contributor ID).

2 – ESTRUTURA DO ARTIGO

Os trabalhos deverão ter entre 15 e 25 laudas, apresentando os seguintes elementos:

  • Título e subtítulo (se houver separado por dois pontos) em língua portuguesa;
  • Nome do/a autor/a e coautor/a (se houver), acompanhado de um breve currículo com sua qualificação acadêmica e profissional [até 5 linhas logo abaixo do nome do/a autor/a];
  • Resumo [em média 240 palavras] e Palavras-chave [até o número de 5] em língua portuguesa;
  • Texto [pode ser dividido em tópicos, devendo conter introdução, desenvolvimento e considerações finais];
  • Título em língua estrangeira;
  • Resumo e palavras-chave em língua estrangeira;
  • Referências [Todas as obras citadas no texto devem constar nas Referências, com informações completas].

3 – FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Os trabalhos deverão ser redigidos em formato Word, com papel no tamanho A4 e as margens idênticas de 3cm.

O resumo e as palavras-chave devem ser redigidos com fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

O texto deverá ser redigido com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e sem espaçamento entre os parágrafos. Os parágrafos devem ser justificados.

As citações textuais longas (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo esquerdo de 2cm (alinhamento justificado), utilizando-se espaçamento entre linhas simples e tamanho da fonte 10; as citações textuais curtas (de até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico.

As citações devem ser acompanhadas de notas bibliográficas em rodapé. O uso de op. cit., ibidem e idem nas notas bibliográficas deve ser evitado, substituindo-se pelo nome da obra por extenso.

Recomenda-se que todo destaque que se queira dar ao texto seja feito com o uso de itálico, evitando-se o negrito e o sublinhado. As expressões em língua estrangeira deverão ser padronizadas, destacando-as em itálico.

Os textos devem ser revisados, além de terem sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica. A escrita deve obedecer às novas regras ortográficas em vigor. As citações de textos anteriores ao ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, em vigor desde 1º de janeiro de 2009, devem respeitar a ortografia original.

Caso a publicação tenha imagens, enviar em arquivo separado, no tamanho natural que será utilizado, em alta resolução (300 dpi), em arquivos de extensão .jpg, .tif, .eps, ou arquivos do Photoshop (.psd), formato vetorial CorelDRAW (.cdr) ou Adobe Illustrator (.ai). Os trabalhos enviados fora das regras serão automaticamente desconsiderados.

4 – SELEÇÃO DOS TRABALHOS

A Revista Brasileira de Direito Urbanístico – RBDU reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, como também o direito de propor eventuais alterações. Os trabalhos serão selecionados pelo Conselho Editorial e corpo de pareceristas mediante avaliação de duplo cego.

Os originais recebidos e não publicados não serão devolvidos. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 Coordenação da Revista Brasileira de Direito Urbanístico