Regras para publicação

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Instituto Política por.de.para Mulheres é um periódico científico quadrimestral, promovido pelo Instituto Política por.de.para Mulheres, com o apoio da Editora GRD. O periódico tem como objetivo principal a ampliação do espaço de participação política e divulgação das investigações empreendidas por mulheres. Com atuação na esfera interdisciplinar com eventos, publicação de livros, ciclos de palestra, atividades artísticas e culturais, a partir de janeiro de 2020 foi lançado o primeiro fascículo da Revista Instituto Política por.de.para Mulheres. Assim publicação dos artigos resultantes do intelecto feminino ganhou mais um reforço, contribuindo com sistematização de conhecimento, ampliação do espaço e efetiva participação de mulheres em lugares que antes era cerceado.

A linha editorial da revista segue as grandes áreas de investigação das integrantes do Instituto. Possui como eixo central produções científicas e literárias voltadas à promoção da igualdade, sobretudo na perspectiva de gênero.

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A Revista Instituto Política por.de.para Mulheres é um periódico científico quadrimestral, promovido pelo Instituto Política por.de.para Mulheres.

Tem como interesse principal a divulgação de pesquisas empreendidas por pesquisadoras nacionais e estrangeiras, através da publicação dos artigos resultantes, visando, por meio da disponibilização de conhecimento, ampliar a participação de mulheres em espaços antes ocupados majoritariamente por homens.

A linha editorial da revista segue as principais áreas de atuação do Instituto, tendo como eixo central produções científicas voltadas à promoção da igualdade, sobretudo na perspectiva de gênero, mas também em uma concepção interseccional (raça, classe, etarismo, etc.). A cobertura temática da revista, de acordo com a classificação do CNPq, abrange as seguintes áreas:

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Processo de Avaliação pelos Pares

  1. A publicação dos artigos submete-se ao procedimento double blind peer review.
  2. Os trabalhos são remetidos sem identificação de autoria a duas pareceristas "ad hoc" portadoras de título de Doutora, todas elas exógenas à Instituição e ao Estado do Paraná.
  3. Em caso de controvérsia entre as avaliadoras, o artigo é submetido a uma terceira avaliadora.
  4. As pareceristas são sempre Professores Doutores afiliados a renomadas instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras.
  5. Os critérios utilizados no formulário de avaliação são os seguintes:
    a) A parecerista se encontra em condições de avaliar o artigo por não haver conflito de interesses?
    b) O título reflete de forma clara e suficiente o conteúdo do artigo?
    c) O artigo cumpre as normas metodológicas da revista?
    d) O artigo apresenta uma análise científica acerca do tema?
    e) Há coerência e lógica no desenvolvimento do tema?
    f) As conclusões correspondem às premissas da pesquisa?
    g) As referências bibliográficas são suficientes, adequadas e atualizadas?
    h) Os conceitos empregados ao longo do texto estão, em geral, corretos?
    i) O conteúdo está de acordo com os critérios de não veiculação de preconceitos e/ou difamação e calúnias que firam a integridade dos leitores e/ou indivíduos citados?
    j) Utilize este espaço para fazer comentários gerais ou específicos que julgar pertinentes.

  6. Os possíveis resultados do processo de avaliação são os seguintes:
    a) Artigo sem restrições de conteúdo científico; pode ser aceito para publicação.
    b) Artigo com pequenas restrições; pode ser aceito mediante revisão do autor; não necessita novo parecer técnico.
    c) Artigo com grandes restrições de conteúdo; não deve ser aceito para publicação. O processo de avaliação pode levar de 3 a 6 meses e a publicaçao ate 12 meses.

Periodicidade

A Revista publica três volumes por ano, lançados a cada quadrimestre. Cada artigo é publicado dentro de um volume com um sumário próprio. A periodicidade de publicação é quadrimestral, com um volume a cada 4 meses:

  • Volume 1 (janeiro/abril): publicado em janeiro
  • Volume 2 (maio/agosto): publicado em maio
  • Volume 3 (setembro/dezembro): publicado em setembro

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais....  LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit.

Política de Ética e Diretrizes de Boas Práticas na Publicação

Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações, seguindo padrões internacionais de publicação científica. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autoras, editoras, pareceristas, Equipe Editorial e a Editora. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Para isso, são seguidas as diretrizes do 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010.

Deveres da Editora:

  • Decisão de publicação: a editora é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. A editora é guiada pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões a editora pode consultar o Conselho Editorial e as pareceristas.
  • Transparência e respeito: a editora deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política das autoras.
  • Confidencialidade: a editora e demais membras da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser às pareceristas e às conselheiras editoriais.
  • Divulgação e conflitos de interesse: A editora não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito da autora. A editora deve recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer uma das autoras, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.
  • Envolvimento e cooperação em investigações: a editora deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.
  • Envolvimento e cooperação em investigações: a editora deve tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres das Pareceristas:

  • Contribuição para as decisões editoriais:a revisão das pareceristas auxilia a editora na tomada de decisões editoriais e por meio das comunicações com a autora também pode auxiliar a mesma na melhora do artigo.
  • Pontualidade: qualquer avaliadora de artigo que não se sinta qualificada para analisar o artigo ou sabe que a sua imediata leitura será impossível deve notificar imediatamente a editora.
  • Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.
  • Padrões de objetividade: os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva. As pareceristas devem expressar seus pontos de vista de maneira clara e apoiadas em argumentos.
  • Sobre as fontes: as pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelas autoras. A parecerista deve chamar a atenção da editora sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigopublicado de que tenha conhecimento pessoal.
  • Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pela parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal. A parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer uma das autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Deveres das Autoras:

  • Normas gerais: as autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
  • Originalidade e plágio: as autoras devem garantir que as obras são inteiramente originais e se elas utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
  • Publicação múltipla ou redundante: uma autora não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Publicar o mesmo artigo em mais de um periódico sem informar as editoras e obter seu consentimento constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
  • Sobre as fontes: o trabalho de outras autoras deve sempre ser reconhecido. As autoras devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem, manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços.
  • Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àquelas que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todas aquelas que fizeram contribuições significativas devem ser listadas como coautoras. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. A autora principal deve garantir que as coautoras apropriadas estejam incluídas no artigo. A autora principal também deve certificar-se de que as coautoras viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
  • Divulgação e conflitos de interesses: todas as autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
  • Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando uma autora descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação da autora informar imediatamente a editora da revista ou a Editoria de Periódicos e cooperar com a editora para corrigir o artigo.

Deveres da Editora

Estamos empenhados em garantir que publicidade, reimpressão ou qualquer outra fonte de receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais. Nossos artigos são avaliados por pares para garantir a qualidade da publicação científica. Este periódico utiliza o CrossCheck (software antiplágio da CrossRef).

  • Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.

 SUBMISSÕES ONLINE
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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

DIRETRIZES PARA AUTORAS

1. Submissão de artigos

As propostas de artigos para publicação na Revista Instituto Política Por.de.para Mulheres deverão ser enviadas através do sistema eletrônico de submissões (gratuitamente), por meio de cadastro no Sistema Eletrônico de acesso mediante login e senha a ser realizado neste link.
Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail. A revista reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, por meio de realização de desk review, como também o direito de propor eventuais alterações.

2. Qualificação das autoras

Ao menos uma das autoras do artigo deverá possuir o título de Doutora (Dra.), Doctor of Juridical Science (J.S.D. ou S.J.D), Doctor juris (Dr. iur. ou Dr. jur.), Doctor of Philosophy (Ph.D.) ou Legum Doctor (LL.D.). A exigência poderá ser relativizada, nunca extrapolando o percentual de 30% por edição, em casos excepcionais de: (i) artigos de autoras afiliadas a instituições estrangeiras; (ii) artigos escritos em inglês.

3. Ineditismo e exclusividade

Os textos para publicação na Revista Instituto Política por.de.para Mulheres deverão ser inéditos e para publicação exclusiva, salvo no caso de artigos em língua estrangeira que tenham sido publicados fora do país. Uma vez publicados nesta revista, também poderão sê-lo em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original. Roga-se às autoras o compromisso de não publicação em outras revistas e periódicos, bem como de que as propostas de artigo não se encontrem postuladas de forma simultânea em outras revistas ou órgãos editoriais.

A contribuição é original e inédita (salvo em caso de artigos em língua estrangeira publicados no exterior), e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários à editora"

4. Idiomas

Podem ser submetidos artigos redigidos em Português, Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão ou Francês.

5. Apresentação do texto e elementos pré-textuais

5.1. O trabalho deve ter entre 7 mil e 12 mil palavras, cerca de 17 a 30 páginas, (salvo exceções que serão avaliadas isoladamente), compreendendo a introdução, desenvolvimento, conclusão (não necessariamente com esses títulos) e uma lista de referências.

5.2. As margens utilizadas deverão ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

5.3. No corpo do texto deverá ser utilizada Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, e espaçamento de 0 pt antes e depois dos parágrafos.

5.4. Nas notas de rodapé deverá ser utilizada Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

5.5. No desenvolvimento do texto, os parágrafos deverão conter recuo de 1,5 cm em relação à margem esquerda. Títulos e subtítulos deverão estar alinhados à margem esquerda, sem recuo.

5.6. A estruturação deverá observar a seguinte ordem:  

5.6.1. Título no idioma do artigo, com apenas a primeira letra da sentença em maiúscula e em negrito, centralizado.

5.6.2. Nos casos de necessidade de indicar informações a respeito do artigo (financiamento por agências de fomento, agradecimentos, tradutores do texto, etc.), deverá ser inserida uma nota de rodapé com um asterisco (e não com número) situada à direita do título no idioma do artigo.

5.6.3. Título em inglês, com apenas a primeira letra da sentença em maiúscula, em negrito e em itálico, centralizado. No caso de artigos redigidos em inglês, este elemento deverá ser substituído pelo título em português.

5.6.4. Não deve haver identificação de autoria, que deve ter sido removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

5.6.5. Resumo no idioma do artigo (letra fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples, sem parágrafo ou citações e referências, entre 180 e 250 palavras), antecedido da palavra “Resumo” escrita no idioma do artigo.

5.6.6. Indicação de 5 palavras-chave no idioma do artigo (em letras minúsculas e separadas por ponto vírgula), antecedidas da expressão “Palavras-chave” redigida no idioma do artigo.

5.6.7. Resumo em inglês (letra Fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples, sem parágrafo ou citações e referências, entre 180 e 250 palavras), antecedido da palavra “Abstract”. No caso de artigos redigidos em outro idioma, este elemento deverá ser substituído pelo resumo em português.

5.6.8. Indicação de cinco palavras-chave em inglês (em letras minúsculas e separadas por ponto vírgula), antecedidas da expressão “Keywords”. No caso de artigos redigidos em outro idioma, este elemento deverá ser substituído pelas palavras-chave em português.

5.6.9. Sumário com a identificação dos títulos das seções e das subseções, com numeração progressiva, separados por ponto virgula, sequencialmente e em parágrafo único.

5.6.10. Desenvolvimento do trabalho científico: a numeração progressiva, em número arábicos, deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho.

5.6.11. Lista das referências efetivamente utilizadas no artigo, ao final do trabalho, separadas por um espaço simples, alinhadas à margem esquerda (sem recuo).

5.6.12. Aplicam-se, para os demais aspectos de formatação, as normas técnicas brasileiras (ABNT NBR 10520:2002 e 14724:2011). O sistema adotado pela Revista Instituto Política por.de.para Mulheres é nota de rodapé.

5.6.12.1 Não utilize as expressões - op. cit; ibid; ibidem; id; idem;

5.6.12.2 Evite a utilização de apud;

5.6.12.3 Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas. Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto. Recomenda-se evitar a utilização de citações com mais de três linhas, resguardando-se o uso apenas em casos específicos.

5.6.13. Os artigos devem ter, no máximo, até 3 coautoras. Em casos excepcionais em que haja a submissão com 4 ou mais autoras, é necessária a inclusão de uma nota de rodapé indicando qual foi a contribuição específica de cada uma.

5.7. Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico, ficando vedada a utilização de negrito, sublinhado ou caixa alta para fins de dar destaque ao texto.

5.8. Figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.

5.9. Não há qualquer limitação de gênero para submissão na revista, utiliza-se o feminino neutro apenas por uma escolha política.

6. Cadastro dos metadados no sistema eletrônico de submissões

6.1. No momento da submissão do artigo no sistema eletrônico, os campos dos metadados deverão ser preenchidos obrigatoriamente de acordo com estas diretrizes, sob pena de rejeição liminar da submissão.

6.2. Autoras

6.2.1. Nome/Nome do Meio/Sobrenome: indicação do nome completo da(s) autor(as) apenas com as iniciais de cada nome em caixa alta. Em caso de artigos em coautoria, os nomes de todas as coautoras devem ser inseridos no sistema na ordem que deverá constar no momento da publicação.

6.2.2. E-mail: indicação do e-mail da(s) autor(as) para contato, que será obrigatoriamente divulgado na versão publicada do artigo;

6.2.3. ORCID iD: indicação do número de identificação ORCID (para maiores informações clique aqui). O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa; por exemplo: https://orcid.org/0000-0003-1781-1726.

6.2.4. URL: link para o currículo completo da autora. No caso de autoras brasileiras, deve ser indicado o link para o Currículo Lattes.

6.2.5. Instituição/Afiliação: indicação da sua principal afiliação institucional ou das duas principais, caso o vínculo com ambas possua a mesma importância (instituição à qual encontra-se vinculado como docente ou discente, ou, caso não seja docente ou discente, a instituição onde foi obtido o seu maior título acadêmico, como doutorado, mestrado, especialização etc.). O nome da instituição deverá constar por extenso e na língua original da instituição (ou em inglês quando a escrita não for Latina), seguida da indicação do país de origem da instituição entre parênteses. Caso a autora seja docente e esteja cursando Mestrado ou Doutorado em outra instituição, a afiliação principal será a da instituição na qual a autora figura como mestranda ou doutoranda.

6.2.6. País: indicação do país da principal afiliação institucional da autora.

6.2.7. Resumo da biografia: indicação do mini currículo, iniciando com a indicação da instituição onde figura como docente, seguida de cidade, sigla do Estado e país entre parênteses, indicação das titulações acadêmicas (começando pela mais elevada), outros vínculos com associações científicas, profissão etc.

6.3. Título e Resumo:

6.3.1. Título: título no idioma do artigo, com apenas a primeira letra da sentença em maiúscula.

6.3.2. Resumo: resumo no idioma do artigo, sem parágrafo ou citações e referências entre 180 e 250 palavras.

6.4. Indexação

6.4.1. Palavras-chave: indicação de 5 palavras-chave no idioma do artigo (em letras minúsculas e separadas por ponto vírgula).

6.4.2. Idioma: indicar a sigla correspondente ao idioma do artigo (Português=pt; English=en; Español=es).

6.5. Contribuidores e Agências de fomento: os artigos resultantes de projetos de pesquisa financiados deverão indicar neste campo a fonte de financiamento.

6.6. Referências: inserir a lista completa de referências citadas no artigo, dando um espaço entre cada uma delas.

7. Metodologia científica

7.1. As referências dos livros, capítulos de obras coletivas, artigos, teses, dissertações e monografias de conclusão de curso das autoras citadas ou utilizadas como base para a redação do texto devem constar em nota de rodapé, com todas as informações do texto, em observância às normas técnicas brasileiras (ABNT NBR 6023:2018), e, especialmente, com a indicação da página da qual se tirou a informação apresentada no texto logo após a referência.

7.1.1. O destaque dado ao título dos livros (ou revistas) citados deverá constar em negrito, ficando vedada a utilização de itálico. A utilização de itálico é para a indicação de palavras ou citações em outros idiomas.

7.1.2. Os artigos redigidos com citação no formato AUTOR-DATA não serão aceitos para publicação, somente o sistema de chamadas numérico exposto nas notas de rodapé.

7.1.3. As referências deverão constar da seguinte forma:

7.1.3.1. Livros:

SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. número da edição. Cidade: Editora, ano.

Exemplo: KREUZ, Letícia Regina Camargo. Domínio do corpo: o aborto entre leis e juízes. Curitiba: Íthala, 2018.

7.1.3.2. Capítulos de livros coletivos:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo sem negrito. In: SOBRENOME DO 1º ORGANIZADOR, Nome do organizador; SOBRENOME DO 2º ORGANIZADOR, Nome do 2º organizador e assim sucessivamente, separados por ponto vírgula (Org. ou Coord.). Título da obra ou coletânea em negrito: subtítulo sem negrito. número da edição. Cidade: Editora, ano. página inicial-página final [antecedidas de “p.”].

Exemplo:

GITIRANA, Julia Heliodoro Souza. Política Nacional para A Mulher em Situação de Privação de Liberdade e Egressa no Sistema Prisional. In: BERTOTTI, Bárbara Mendonça et al. (Orgs.). Gênero e resistência: memórias do II encontro de pesquisa por/de/sobre mulheres. Porto Alegre: Fi, 2019, p. 81-110. (v.2)

7.1.3.3. Artigos em revistas: SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem negrito. Título da Revista em negrito, cidade, volume, número, página inicial-página final [antecedidas de “p.”], meses da publicação [abreviados com as três primeiras letras do mês seguidas de ponto e separados por barra]. ano.

Exemplo:

CASIMIRO, Ligia Maria Silva Melo de; KREUZ, Letícia Regina Camargo; VIANA, Ana Cristina Aguilar. (Sub)representação política feminina e a participação das mulheres em espaços democráticos: examinando conselhos públicos. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 120, p. 275-317, jan./jun. 2020.

7.1.3.4. Teses de Titularidade, Livre-Docência, Doutorado, Dissertações de Mestrado, Monografias de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-Graduação:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade, ano. número de folhas seguido de “f”. Modalidade do trabalho (Grau obtido com a defesa) – Órgão perante o qual o trabalho foi defendido, Nome da instituição.

Exemplo:
GITIRANA, Julia Heliodoro Souza. Entre o amor venéris e o útero: desdobramentos e controles de desgovernadas na condução da revista íntima na Penitenciária Feminina do Paraná. Curitiba: 2020, 382f. Tese de doutorado – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Universidade Federal do Paraná.

7.1.4. Os elementos das referências devem observar o seguinte padrão:

7.1.4.1. Autor: SOBRENOME em maiúsculas, vírgula, Nome com as iniciais em maiúsculas, seguido de ponto final.

7.1.4.2. Edição: deve ser incluída a informação somente a partir da segunda edição, sem ordinal, seguido de ponto e “ed.”. Exemplo: 2. ed.

7.1.4.3. Ano: grafado com algarismos arábicos, sem ponto no milhar, antecedido de vírgula e seguido de ponto.

7.1.5. Nos casos em que for absolutamente impossível obter alguma das informações acima, a ausência deverá ser suprida da seguinte forma:

7.1.5.1. Ausência de cidade: substituir por [S.l.].

7.1.5.2. Ausência de editora: substituir por [s.n.].

7.1.5.3. Ausência de ano: indicar entre colchetes o ano aproximado, seguido de ponto de interrogação. Exemplo: [1998?].

7.2.  As citações (palavras, expressões, períodos) deverão ser cuidadosamente conferidas pelas autoras e/ou tradutoras.

7.2.1. Citações diretas devem seguir o seguinte padrão de registro: transcrição com até quatro linhas devem constar do corpo do texto, com letra e espaçamento normais, e estar entre aspas.

7.2.2. Recomenda-se fortemente que citações textuais longas (mais de quatro linhas) não sejam utilizadas. Entretanto, se imprescindíveis, deverão constituir um parágrafo independente, com recuo de 1,5 cm em relação à margem esquerda (alinhamento justificado), utilizando-se espaçamento entre linhas simples e tamanho da fonte 10. Neste caso, aspas não devem ser utilizadas.

7.2.3. Para menção de autores no corpo do texto, fica vedada sua utilização em caixa alta (ex.: para Nome SOBRENOME...). Nestes casos todas as menções devem ser feitas apenas com a primeira letra maiúscula (ex.: para Nome Sobrenome...).

8. Redação

8.1. Os textos devem ser revisados, além de terem sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica.

8.2. No caso de artigos redigidos na língua portuguesa, a escrita deve obedecer às novas regras ortográficas em vigor desde a promulgação do ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, a partir de 1º de janeiro de 2009.

8.3. As citações de textos anteriores ao ACORDO devem respeitar a ortografia original.

9. Artigos resultantes de pesquisas financiadas

Os artigos resultantes de projetos de pesquisa financiados deverão indicar em nota de rodapé, situada ao final do título do artigo no idioma do texto, a informação relativa ao financiamento da pesquisa.

10. Declaração de direitos autorais

Autoras que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

10.1. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos.

10.2. Autoras mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direito Econômico e Socioambiental o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Ainda, em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais.

10.3. Autoras têm permissão e são estimuladas a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).

11. Responsabilidade das autoras

11.1. Autoras são responsáveis pelo conteúdo publicado, comprometendo-se, assim, a participar ativamente da discussão dos resultados de sua pesquisa científica, bem como do processo de revisão e aprovação da versão final do trabalho.

11.2. Autoras são responsáveis pela condução, resultados e validade de toda investigação científica.

11.3. Autoras devem noticiar a revista sobre qualquer conflito de interesse.

11.4. As opiniões emitidas pelas autoras dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

11.5. Ao submeter o artigo, a autora atesta que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.

Conflito de interesses

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

12.1. É obrigatório que a autora do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, a autora deve declarar essa informação no ato de submissão do artigo, marcando esse campo específico.

12.2. Conflitos de interesses podem surgir quando autoras, avaliadoras ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

12.3. Quando as autoras submetem um manuscrito, elas são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho.

12.4. As autoras devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas, e seu consentimento para publicação deve ser documentado.

12.5. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses, mas deverá ser feita uma declaração de que há ou não conflito de interesses.

12.6. As avaliadoras devem, igualmente, revelar às editoras quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. Assim como no caso das autoras, se houver silêncio por parte das Avaliadoras sobre conflitos potenciais, isso significará que os conflitos não existem.

12.7. No caso da identificação de conflito de interesse da parte das Avaliadoras, o Conselho Editorial encaminhará o manuscrito a outra avaliadoras ad hoc.

12.8. Se as autoras não tiverem certeza do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a Coordenadora Editorial da Revista.

12.8. Se as autoras não tiverem certeza do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a Coordenadora Editorial da Revista.

12.9. Para os casos em que editoras ou alguma outra membra publiquem com frequência na Revista, não serão atribuídos tratamentos especiais ou diferenciados. Todos os artigos submetidos serão avaliados através do procedimento double blind peer review.

  1. Outras informações

13.1. Os trabalhos serão selecionados pela Coordenadora Editorial e pelo Conselho Editorial da Revista, que entrarão em contato com as respectivas autoras para confirmar o recebimento dos textos, e em seguida os remeterão para análise de duas Avaliadoras do Conselho de Avaliadoras.

13.2. Os originais recebidos e não publicados não serão devolvidos.

13.3. Asseguram-se às autoras o direito de recurso das decisões editorais.

13.3.1. Serão concedidos 5 (cinco) dias, contados da data da decisão final do Conselho Editorial.

13.3.2. O arrazoado escrito deverá ser enviado para o e-mail: <revista@politicaemulheres.com.br>.

13.3.3. O recurso será analisado pelo Conselho Editorial no prazo de 30 (trinta) dias.

 

Declaração de Direito Autoral

Condições para submissões

Como parte do processo de submissão, as autoras são obrigadas a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas às autoras.

  1. A contribuição é original e inédita (salvo em caso de artigos em língua estrangeira publicados no exterior), e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto possui entre 7.000 e 12.000 palavras (tamanho A4 - 21 cm × 29,7 cm), compreendendo a introdução, desenvolvimento, conclusão (não necessariamente com esses títulos) e uma lista de referências bibliográficas; as margens utilizadas são: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; no corpo do texto utilizou-se Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, e espaçamento de 0 pt antes e depois dos parágrafos; nas notas de rodapé utilizou-se Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas; no desenvolvimento do texto, os parágrafos contêm recuo de 1,5 cm em relação à margem esquerda; títulos e subtítulos estão alinhados à margem esquerda, sem recuo; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autoras, na página para submissão.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. A autora declara que, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, este artigo é de sua autoria e, portanto, não contém plágio. Declara, ainda, que está ciente das implicações legais que a utilização de material de terceiros acarreta.
  8. A autora declara que participou suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo e que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
  9. A autora concorda com a política de responsabilidade estabelecida nas Diretrizes quando submete trabalhos para avaliação.
  10. Responsabilidade das autoras - Diretrizes para Autoras.

 

Política de Privacidade

Princípios de integridade e fundamentos éticos

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações, seguindo padrões internacionais de publicação científica. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autoras, Avaliadoras, Equipe Editorial e a Editora. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Para isso, são seguidas as diretrizes do 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010.

 - Deveres da Equipe de Editoras

Decisão de publicação: a editora é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. A editora é guiada pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões a editora pode consultar o Conselho Editorial e os Avaliadoras.

Decisão de publicação: a editora é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. A editora é guiada pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões a editora pode consultar o Conselho Editorial e as Avaliadoras.

Transparência e respeito: a editora deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política das autoras.

Confidencialidade: a editora e demais membras da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser às Avaliadoras e às conselheiras editoriais.

Divulgação e conflitos de interesse: a editora não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito da autora. A editora deve recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer uma das autoras, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.

Envolvimento e cooperação em investigações: a editora deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

 - Deveres das Avaliadoras

Contribuição para as decisões editoriais: a revisão das Avaliadoras auxilia a editora na tomada de decisões editoriais e por meio das comunicações com a autora também pode auxiliar a mesmo na melhora do artigo.

Pontualidade: qualquer avaliadora de artigo que não se sinta qualificado para analisar o artigo ou sabe que a sua imediata leitura será impossível deve notificar imediatamente a editora.

Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.

Padrões de objetividade: os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva. As Avaliadoras devem expressar seus pontos de vista de maneira clara e apoiados em argumentos.

Sobre as fontes: as Avaliadoras devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelas autoras. A parecerista deve chamar a atenção da editora sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.

Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pela parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal. A parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer uma das autoras, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

 - Deveres das Autoras

Normas gerais: as autoras de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

Originalidade e plágio: as autoras devem garantir que as obras são inteiramente originais e se elas utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Publicação múltipla ou redundante: uma autora não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Publicar o mesmo artigo em mais de um periódico sem informar as editoras e obter seu consentimento constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Sobre as fontes: o trabalho de outras autoras deve sempre ser reconhecido. As autoras devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito da autora do trabalho envolvido nestes serviços. 

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àquelas que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Toda aquelas que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautoras. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. A autora principal deve garantir que as coautoras apropriadas estejam incluídas no artigo. A autora principal também deve certificar-se que as coautoras viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Divulgação e conflitos de interesses: As autoras devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando uma autora descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação da autora informar imediatamente à editora da revista ou à Editoria de Periódicos e cooperar com a editora para corrigir o artigo.

Deveres da Editora

Estamos empenhadas em garantir que publicidade, reimpressão ou qualquer outra fonte de receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.

Nossos artigos são avaliados por pares para garantir a qualidade da publicação científica. Este periódico utiliza o CrossCheck (software antiplágio da CrossRef).

* Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.