Concentração dos mercados digitais e defesa da livre concorrência: limites da atuação das big techs e perspectivas regulatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47975/%20digital.law.vol.5.n.3.cavallaro

Palavras-chave:

Mercados digitais; monopólio; defesa da concorrência; big techs; regulação.

Resumo

Este artigo discute a concentração dos mercados digitais pelas grandes empresas de tecnologia, conhecidas como Big Techs, e as preocupações geradas sobre a livre concorrência e os impactos na economia global. Na primeira parte, analisa-se a defesa da livre concorrência e a importância deste tema na ordem econômica global, bem como a concentração dos mercados digitais pelas Big Techs, incluindo o conceito de Capitalismo de Vigilância, Economia Informacional e Poder Instrumentário. Também é analisado o caso Facebook vs Cambridge Analytica. Na segunda parte, discutem-se as perspectivas regulatórias para limitar a atuação monopolizadora das Big Techs, incluindo o Digital Markets Act (DMA) da União Europeia, sua justificativa, repercussão e desafios de regulação. Por fim, o artigo avalia o Projeto de Lei nº 2768/2022 do Brasil, a implicação deste projeto no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e a necessidade de legislação semelhante à DMA para proteger a livre concorrência no mercado digital brasileiro. O objetivo deste artigo é contribuir para a discussão sobre a concentração dos mercados digitais e a defesa da livre concorrência, apresentando os principais conceitos e desafios relacionados a esse tema e estimular o debate sobre a melhor forma de regular o mercado digital em todo o mundo.

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Biografia do Autor

Amanda de Castro Cavallaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil)

Mestra em Direito Europeu e Alemão no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGD-UFRGS), em cooperação com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (Zentrum für Deutschland und Europastudien). Especialista em Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Advogada. E-mail: cavallaro.amandac@gmail.com.

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Publicado

08.03.2025

Como Citar

CAVALLARO, Amanda de Castro. Concentração dos mercados digitais e defesa da livre concorrência: limites da atuação das big techs e perspectivas regulatórias. International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 5, n. 3, p. 149–174, 2025. DOI: 10.47975/ digital.law.vol.5.n.3.cavallaro. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/revista/article/view/1279. Acesso em: 14 mar. 2025.

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