MECANISMOS JURÍDICOS PARA PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE NO SETOR PÚBLICO: UMA RADIOGRAFIA DO CENÁRIO NACIONAL

Autores

  • Conrado Tristão FGV DIREITO SP
  • Anna Carolina Migueis UERJ

Palavras-chave:

Diversidade, Inclusão, Setor público, RH do Estado, Concurso público

Resumo

Os debates jurídicos em torno da “Reforma Administrativa”, motivados pela Proposta de Emenda à Constituição nº 32 de 2020, têm ignorado importante dimensão da gestão de pessoas no setor público: a diversidade. Em âmbito federal, por exemplo, negros e negras ocupam apenas cerca de 36% do total de vínculos públicos, dos quais pouco mais de 14% são cargos de alta liderança. Para compreender como o Direito tem sido usado no âmbito da promoção de diversidade no setor público, o Núcleo de Inovação da Função Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público está desenvolvendo a pesquisa Mecanismos jurídicos para promoção da diversidade no setor público: uma radiografia do cenário nacional. O objetivo é mapear quais institutos, técnicas e procedimentos jurídicos têm sido usados para obtenção de maior diversidade no quadro de pessoas do setor público. A pesquisa tem por recorte normas constitucionais, legais e regulamentares, vigentes em âmbito nacional, federal e estadual que tenham por objetivo a promoção de diversidade em empregos públicos, cargos efetivos, comissionados e de confiança. Os resultados preliminares indicam que: atualmente, o principal mecanismo de promoção da diversidade é a reserva de vagas em concursos públicos; também é relevante a adoção de sistema de pontuação diferenciada; os grupos mais favorecidos são as pessoas com deficiência e os negros e negras; são escassas as normas voltadas à inclusão de outros grupos; também são escassas as normas que promovam maior diversidade em cargos de liderança; os Estados contam com maior quantidade de normas para inclusão em relação ao âmbito federal; a legislação voltada à promoção da diversidade tem, no geral, mais de 10 anos, podendo não representar as melhores práticas atuais. A pesquisa permite uma compreensão do estado da arte dos mecanismos jurídicos para promoção da diversidade no setor público, subsidiando futuras propostas de reforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas do Estado brasileiro. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/atlasestado/filtros-series/%7Bid%7D/%7Btema%7D#iniciodoconteudo>. Acesso em 04.10.2021.

MOREIRA, Adilson José. Tratado de Direito Antidiscriminatório. Vol. I. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.

MOTTA, Fabrício; GABARDO, Emerson (Coords.). Crise e reformas legislativas na agenda do Direito Administrativo. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

OCDE. Fostering diversity in the public service. 2009. Disponível em: <https://www.oecd.org/gov/pem/paper-fostering-diversity-public-service.pdf>. Acesso em 04.10.2021.

Como citar na referência:

TRISTÃO, C.; MIGUEIS, A. C. MECANISMOS JURÍDICOS PARA PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE NO SETOR PÚBLICO: UMA RADIOGRAFIA DO CENÁRIO NACIONAL: tristao2021. In: SAIKALI, Lucas Bossoni; ANDRADE, Giulia De Rossi; DOTTA, Alexandre Godoy. (Orgs.). Direito Administrativo e Inovação: Crise e Solução - Caderno dos Resumos das Comunicações Científicas do XXXV Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. ISBN 9786599527821, Curitiba: GRD Editora, 2021., p. 21–22, 2021. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/congressoibda/article/view/trista02021. Acesso em: 14 out. 2021.

PIOVENSAN, Flávia; SOUZA, Douglas Martins de. (Coord.). Ordem jurídica e igualdade étnico-racial. Brasília: SEPPIR, 2006.

PITTS, David W; JARRY, Elizabeth M. Ethnic Diversity and Organizational Performance: assessing diversity effects at the managerial and street levels. Andrew Young School of Policy Studies Research Paper n. 06-33. 2005.

RICCUCCI, Norma M. Managing Diversity in Public Sector Workforces. Nova York: Routledge, 2ª ed. 2021.

SIEMIATYCKI, Matti. The Diversity Gap in the Public-Private Partnership Industry: an examination of women and visible minorities in senior leadership positions. Annals of Public and Cooperative Economics, vol. 90, issue 2, pp. 393-414. 2019.

SUNDFELD, Carlos Ari. Direito administrativo para céticos. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2017.

Publicado

13.10.2021