La centralidad del gobierno digital en tiempos de pandemia

Autores

  • Diana Carolina Valencia-Tello

DOI:

https://doi.org/10.47975/IJDL/2tello

Palavras-chave:

Gobierno digital, COVID-19, TIC, regulación, soft law

Resumo

O governo digital é uma importante ferramenta para a construção de estratégias de desenvolvimento sustentável, inclusão e participação, que permite a integração de diversos serviços, entidades públicas e usuários em tempo real. No contexto da atual pandemia COVID-19, o governo digital tem sido uma das ferramentas do governo colombiano, para divulgar as normas expedidas pelas autoridades administrativas nos diferentes níveis de governo e permitir a execução de procedimentos online, desde casa, nos casos em que os procedimentos são digitalizados. Porém, a exclusão digital presente em outras sociedades e a falta de diligência na implementação de políticas de governo digital na gestão pública, apesar dos limites do governo digital na prática, além da resistência que alguns entes apresentam na a atualidade, para transformar de acordo com as demandas da sociedade da informação e do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDERSON, G, Constitutional Rights after Globalization, Oxford: Hart Publishing, 2005

BECK, U. La sociedad del riesgo. Hacia una nueva modernidad. NAVARRO, J. et. al. (trad.)

Barcelona: Paidos, 2006.

CASANOVAS, P. Introducción. Cambio Tecnológico, pluralismo jurídico, Estado de

derechos. En CASANOVAS, P. (ed.) Internet y pluralismo jurídico: Formas emergentes de

regulación. Granada. Comares, 2003.

COLOMBIA. Ministerio de Tecnología de la Información y las Comunicaciones. Manual de

Gobierno Digital. Implementación de la política de gobierno digital. Decreto 1008 de 2018

(Compilado en el Decreto 1078 de 2015, capítulo 1, título 9, parte 2, libro 2) Disponible en:

https://estrategia.gobiernoenlinea.gov.co/623/articles-81473_recurso_1.pdf Fecha de

Consulta: 14/06/2020.

COVILLA MARTÍNEZ, J. C. El soft law como instrumento para dirigir al gobierno local.

Revista de Estudios de la Administración Local y Autonómica, 2019. pp. 97-110.

https://doi.org/10.24965/reala.i12.10693 DOI: https://doi.org/10.24965/reala.i12.10693

CHEVALLIER, J. El Estado posmoderno. PÉREZ, O. (trad.) Bogotá. Universidad

Externado. 2011.

DOMINGO, R. ¿Por qué un derecho global? Domingo. et.al. (ed.) En Hacia un derecho

global. Reflexiones en torno al derecho y a la globalización. Navarra: Aranzadi S.A, 2006.

RIVERO OTEGA, R. Derecho Administrativo Económico, Octava edición, Marcial Pons,

Madrid, 2019.

RODRIGUEZ-ARANA, J. Derecho Administrativo Global y Derecho Fundamental a la

Buena Administración Pública, s. f. www.acaderc.org.ar/doctrina/articulos/derechoadministrativo-global-y.../at.../file.

SCHIFF BERMAN, P. Global Legal Pluralism. A Jurisprudence of Law Beyond Borders.

New York: Cambridge University Press, 2012.

VALENCIA-TELLO, D.C.; DINIZ LIMA, E. A administração pública nas sociedades da

informação e do conhecimento. En Revista de Direito Administrativo, v. 262, 2013, 145-77. DOI: https://doi.org/10.12660/rda.v262.2013.8903

VALENCIA-TELLO, D.C. El Estado en la era de la globalización y las nuevas tecnologías.

Bogotá: Ibañez 2015.

VALENCIA-TELLO, D.C. El gobierno electrónico como instrumento de participación e

inclusión en el Estado colombiano.En: Revista da Faculdade de Direito, UFPR, v. 61, n. 3,

, 39-65.

WALKER, N. The Idea of Constitutional Pluralism. En Modern Law Review, v. 65, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-2230.00383

Downloads

Publicado

12.07.2021

Edição

Seção

Artigos/Articles