.
DOI:
https://doi.org/10.47975/ijdl.v.6.1302Palabras clave:
Inteligencia artificial, Educación jurídica, Educación a distancia, GPTs personalizados, Alfabetización digitaResumen
Descargas
Citas
ALTMAN, Sam. Reflections. Blog pessoal. 2023. Disponível em: <https://blog.samaltman.com/reflections>. Acesso em: 24 jun. 2025.
COPELAND, Jack B.; PROUDFOOT, Diane. Artificial Intelligence: History, Foundations, and Philosophical Issues. In: THAGARD, Paul. Handbook of the Philosophy of Psychology and Cognitive Science. Amsterdam: Elsevier, 2007.
ERTEL, Wolfgang. Introduction to Artificial Intelligence. London: Springer London, 2011. (Undergraduate Topics in Computer Science). Disponível em: <https://link.springer.com/10.1007/978-0-85729-299-5>. Acesso em: 19 ago. 2024.
FACER, Keri; SELWYN, Neil. Digital technology and the futures of education: towards 'non-stupid' optimism. Paris: UNESCO, 2021.
FORNASIER, Mateus de Oliveira. Ensino Jurídico no Século XXI e a Inteligência Artificial. Revista Opinião Jurídica. Fortaleza, ano 19, n. 31, maio/ago. 2021, p. 1-32.
MOLLICK, Ethan. Co-intelligence: living and working with AI. New York, New York: Portfolio/Penguin, 2024.
MOLLICK, Ethan; MOLLICK, Lilach. Instructors as Innovators: A future-focused approach to new AI learning opportunities, with prompts. The Wharton School Research Paper, 2024. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4802463>. Acesso em: 04 jul. 2025.
MOROZOV, Evgeny. To Save Everything, Click Here: The Folly of Technological Solutionism. New York: PublicAffairs, 2013.
O'DONNELL, James; CROWNHART, Casey. We did the math on AI’s energy footprint. Here’s the story you haven’t heard. MIT Technology Review, 20 maio 2025. Disponível em: https://www.technologyreview.com/2025/05/20/1116327/ai-energy-usage-climate-footprint-big-tech/. Acesso em: 2 jul. 2025.
SELWYN, Neil. Education and Technology: Key Issues and Debates. 2. ed. London: Bloomsbury Academic, 2021.
SHANAHAN, Murray. Talking about Large Language Models. Communications of the ACM, v. 67, n. 2, p. 68–79, 2024.
SILVA, Tarcizio. Racismo Algorítmico e Regulação de Inteligência Artificial: O Contrato Racial na Produção do PL 2338/2023. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, São Bernardo do Campo, 2025.
STORR, Christine; MCGRATH, Cormac. In search of the evidence: digital learning in legal education, a scoping review. The Law Teacher, v. 57, n. 2, p. 119–134, 2023.
UNESCO. Orientações globais sobre a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 2 jul. 2025.
WOOLDRIDGE, Michael. A Brief History of Artificial Intelligence: where it is, where we are and where we are going. Nova Iorque: Flatiron Books, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 Felipe Cittolin Abal, Adriana Fasolo Pilati (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).













