.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47975/ijdl.v.6.1302

Palabras clave:

Inteligencia artificial, Educación jurídica, Educación a distancia, GPTs personalizados, Alfabetización digita

Resumen

  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Cittolin Abal, Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil)

Professor da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil). Professor no Programa de Pós Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo. Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. E-mail: felipeabal@upf.br.

,

Professora Titular e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e do curso de Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo – UPF (Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Advogada. Coordenadora do PPGDireito da Universidade de Passo Fundo. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), da Associação Brasileira Elas no Processo (IBEP) e integrante do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). E-mail: apilati@upf.br.

Citas

ALTMAN, Sam. Reflections. Blog pessoal. 2023. Disponível em: <https://blog.samaltman.com/reflections>. Acesso em: 24 jun. 2025.

COPELAND, Jack B.; PROUDFOOT, Diane. Artificial Intelligence: History, Foundations, and Philosophical Issues. In: THAGARD, Paul. Handbook of the Philosophy of Psychology and Cognitive Science. Amsterdam: Elsevier, 2007.

ERTEL, Wolfgang. Introduction to Artificial Intelligence. London: Springer London, 2011. (Undergraduate Topics in Computer Science). Disponível em: <https://link.springer.com/10.1007/978-0-85729-299-5>. Acesso em: 19 ago. 2024.

FACER, Keri; SELWYN, Neil. Digital technology and the futures of education: towards 'non-stupid' optimism. Paris: UNESCO, 2021.

FORNASIER, Mateus de Oliveira. Ensino Jurídico no Século XXI e a Inteligência Artificial. Revista Opinião Jurídica. Fortaleza, ano 19, n. 31, maio/ago. 2021, p. 1-32.

MOLLICK, Ethan. Co-intelligence: living and working with AI. New York, New York: Portfolio/Penguin, 2024.

MOLLICK, Ethan; MOLLICK, Lilach. Instructors as Innovators: A future-focused approach to new AI learning opportunities, with prompts. The Wharton School Research Paper, 2024. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4802463>. Acesso em: 04 jul. 2025.

MOROZOV, Evgeny. To Save Everything, Click Here: The Folly of Technological Solutionism. New York: PublicAffairs, 2013.

O'DONNELL, James; CROWNHART, Casey. We did the math on AI’s energy footprint. Here’s the story you haven’t heard. MIT Technology Review, 20 maio 2025. Disponível em: https://www.technologyreview.com/2025/05/20/1116327/ai-energy-usage-climate-footprint-big-tech/. Acesso em: 2 jul. 2025.

SELWYN, Neil. Education and Technology: Key Issues and Debates. 2. ed. London: Bloomsbury Academic, 2021.

SHANAHAN, Murray. Talking about Large Language Models. Communications of the ACM, v. 67, n. 2, p. 68–79, 2024.

SILVA, Tarcizio. Racismo Algorítmico e Regulação de Inteligência Artificial: O Contrato Racial na Produção do PL 2338/2023. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, São Bernardo do Campo, 2025.

STORR, Christine; MCGRATH, Cormac. In search of the evidence: digital learning in legal education, a scoping review. The Law Teacher, v. 57, n. 2, p. 119–134, 2023.

UNESCO. Orientações globais sobre a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 2 jul. 2025.

WOOLDRIDGE, Michael. A Brief History of Artificial Intelligence: where it is, where we are and where we are going. Nova Iorque: Flatiron Books, 2020.

Publicado

2025-10-27

Cómo citar

ABAL, Felipe Cittolin; PILATI, Adriana Fasolo. .: . International Journal of Digital Law , Belo Horizonte, v. 6, p. e609, 2025. DOI: 10.47975/ijdl.v.6.1302. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/revista/article/view/1302. Acesso em: 19 nov. 2025.

Número

Sección

Artículos originales

Categorías

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.