Inteligência artificial no ensino jurídico: experiências com GPTs personalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47975/ijdl.v.6.1302

Palavras-chave:

Inteligência artificial; ensino jurídico; educação a distância; GPTs personalizados; letramento digital.

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência com o uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa no ensino jurídico. A partir de uma perspectiva tecnorrealista, discute-se o potencial pedagógico de GPTs personalizados desenvolvidos pelo próprio professor, com diferentes funções: tutoria, mentoria reversa e simulação de escritório de advocacia. O texto também aborda os riscos éticos e epistemológicos do uso da IA na educação, como plágio automatizado, alucinações, viés algorítmico e impacto ambiental. Os resultados, baseados em feedbacks dos estudantes, indicam que a IA pode contribuir para o engajamento e aprendizagem, desde que inserida em um projeto pedagógico crítico, ético e mediado. O trabalho conclui pela necessidade de letramento em IA para docentes e discentes, e pela urgência de um redesenho epistemológico da educação jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Cittolin Abal, Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil)

Professor da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil). Professor no Programa de Pós Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo. Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. E-mail: felipeabal@upf.br.

Adriana Fasolo Pilati, Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil)

Professora Titular e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e do curso de Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo – UPF (Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Advogada. Coordenadora do PPGDireito da Universidade de Passo Fundo. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), da Associação Brasileira Elas no Processo (IBEP) e integrante do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). E-mail: apilati@upf.br.

Referências

ALTMAN, Sam. Reflections. Blog pessoal. 2023. Disponível em: <https://blog.samaltman.com/reflections>. Acesso em: 24 jun. 2025.

COPELAND, Jack B.; PROUDFOOT, Diane. Artificial Intelligence: History, Foundations, and Philosophical Issues. In: THAGARD, Paul. Handbook of the Philosophy of Psychology and Cognitive Science. Amsterdam: Elsevier, 2007.

ERTEL, Wolfgang. Introduction to Artificial Intelligence. London: Springer London, 2011. (Undergraduate Topics in Computer Science). Disponível em: <https://link.springer.com/10.1007/978-0-85729-299-5>. Acesso em: 19 ago. 2024.

FACER, Keri; SELWYN, Neil. Digital technology and the futures of education: towards 'non-stupid' optimism. Paris: UNESCO, 2021.

FORNASIER, Mateus de Oliveira. Ensino Jurídico no Século XXI e a Inteligência Artificial. Revista Opinião Jurídica. Fortaleza, ano 19, n. 31, maio/ago. 2021, p. 1-32.

MOLLICK, Ethan. Co-intelligence: living and working with AI. New York, New York: Portfolio/Penguin, 2024.

MOLLICK, Ethan; MOLLICK, Lilach. Instructors as Innovators: A future-focused approach to new AI learning opportunities, with prompts. The Wharton School Research Paper, 2024. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4802463>. Acesso em: 04 jul. 2025.

MOROZOV, Evgeny. To Save Everything, Click Here: The Folly of Technological Solutionism. New York: PublicAffairs, 2013.

O'DONNELL, James; CROWNHART, Casey. We did the math on AI’s energy footprint. Here’s the story you haven’t heard. MIT Technology Review, 20 maio 2025. Disponível em: https://www.technologyreview.com/2025/05/20/1116327/ai-energy-usage-climate-footprint-big-tech/. Acesso em: 2 jul. 2025.

SELWYN, Neil. Education and Technology: Key Issues and Debates. 2. ed. London: Bloomsbury Academic, 2021.

SHANAHAN, Murray. Talking about Large Language Models. Communications of the ACM, v. 67, n. 2, p. 68–79, 2024.

SILVA, Tarcizio. Racismo Algorítmico e Regulação de Inteligência Artificial: O Contrato Racial na Produção do PL 2338/2023. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, São Bernardo do Campo, 2025.

STORR, Christine; MCGRATH, Cormac. In search of the evidence: digital learning in legal education, a scoping review. The Law Teacher, v. 57, n. 2, p. 119–134, 2023.

UNESCO. Orientações globais sobre a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 2 jul. 2025.

WOOLDRIDGE, Michael. A Brief History of Artificial Intelligence: where it is, where we are and where we are going. Nova Iorque: Flatiron Books, 2020.

Downloads

Publicado

27.10.2025

Como Citar

ABAL, Felipe Cittolin; PILATI, Adriana Fasolo. Inteligência artificial no ensino jurídico: experiências com GPTs personalizados: . International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 6, p. e609, 2025. DOI: 10.47975/ijdl.v.6.1302. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/revista/article/view/1302. Acesso em: 19 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos originais

Categorias

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.