A ausência de atualização de bases de dados como obstáculo à efetividade dos direitos fundamentais: o monitoramento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação na perspectiva do Governo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47975/ijdl.v6.1290

Palavras-chave:

Governo digital; Educação infantil; Direitos fundamentais; Plano Nacional de Educação; Monitoramento.

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece meta de acesso à creche e pré-escola. No entanto, ao longo do período de execução do planejamento, dificuldades metodológicas criaram obstáculos ao monitoramento da política pública. O objetivo da pesquisa é discutir essa problemática a partir das diretrizes do Governo digital e do princípio da máxima efetividade dos direitos fundamentais, para concluir pela existência de dever jurídico posto ao IBGE para a definição de metodologia compatível com o PNE, além de descrever experiência de atuação colaborativa de monitoramento, compatível com o paradigma da Administração Pública democrática. O estudo também conclui que o atual acesso a amplas bases de dados e a recursos tecnológicos determina a inclusão de novos elementos na processualidade administrativa, notadamente o dever de utilizar os recursos existentes para a correta execução e monitoramento da ação administrativa. A pesquisa possui abordagem exploratória e o método é o dedutivo, com a consulta a fontes bibliográficas, estudos de mestrado e doutorado, artigos publicados em revistas e plataformas digitais e análise da legislação brasileira relacionada ao tema.

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Biografia do Autor

José Sérgio da Silva Cristóvam, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Professor Adjunto de Direito Administrativo na Graduação, Mestrado e Doutorado da UFSC. Mestre e Doutor em Direito pelo PPGD/UFSC, com estágio de Doutoramento Sanduíche junto à Universidade de Lisboa (Portugal). Profesor invitado de la Universidad de Buenos Aires (Argentina), de la Universidad Autónoma de Nuevo León (México) y de la Universidad Andina Simón Bolívar (Ecuador). Membro fundador e Presidente do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC), membro efetivo da Asociación Internacional de Derecho Administrativo (AIDA), de la Asociación Mexicana de Derecho Administrativo (AMDA) y de la Red Eurolatinoamericana de Docentes de Derecho Administrativo (REDOEDA). Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Público do CCJ/UFSC (GEDIP/CCJ/UFSC) e membro da Rede de Pesquisa em Direito Administrativo Social (REDAS) e da Red de Derecho Administrativo Contemporaneo (REDAC). Conselheiro Federal da OAB/SC e Advogado publicista em Santa Catarina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2034554027427612. ORCiD: http://orcid.org/0000-0001-8232-9122 - E-mail: jscristovam@gmail.com

Gerson dos Santos Sicca, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Mestre em Direito pelo PPGD/UFSC. Pesquisador no Grupo de Estudos em Direito Público do CCJ/UFSC (GEDIP/CCJ/UFSC). Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2699929970390190. ORCiD: https://orcid.org/0000-0002-4746-297X - E-mail: gersonsicca@gmail.com

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Publicado

29.05.2025

Como Citar

CRISTÓVAM, José Sérgio da Silva; SICCA, Gerson dos Santos. A ausência de atualização de bases de dados como obstáculo à efetividade dos direitos fundamentais: o monitoramento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação na perspectiva do Governo digital. International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 6, 2025. DOI: 10.47975/ijdl.v6.1290. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/revista/article/view/1290. Acesso em: 31 maio. 2025.

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