A INCLUSÃO E EDUCAÇÃO COMO INSUMOS DA SAÚDE DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA CONECTE SUS
Palavras-chave:
Saúde Digital, Direito Administrativo social, Administração Pública Digital, Conecte SUS, Serviço DigitalResumo
Na sociedade em rede, a internet e os meios digitais possibilitam a participação comunitária e ampliação do acesso às informações, fundamentais para um acesso ativo a saúde. Assim, o presente comunicado, insere-se no contexto da inclusão e educação digital na saúde e no fortalecimento de suas práticas. Tem-se como objetivo geral fundamental investigar e sustentar a readequação do serviço público digital, no âmbito saúde digital nacional, com base nos resultados do projeto piloto de Alagoas do Conecte SUS, em relação ao acesso à informação de saúde e inclusão digital. A pesquisa utiliza-se do método analítico-dedutivo, por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, para chegar a uma conclusão, sendo a discussão alicerçada pelos referenciais teóricos da “Direito Administrativo Social” a partir dos seus pressupostos, sob a óptica dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) com destaque para a diretriz da participação comunitária. Evidenciou-se a clara transformação de vários serviços públicos rumo à digitalização, bem como a aplicação digital na estruturação da Administração Pública no âmbito da saúde. E através do plano piloto do programa Conecte SUS de Alagoas, foi possível verificar um meio de avanço quanto à educação e inclusão digital, sendo estes elementos essenciais para a construção de uma efetiva interação cidadão-estado, assim uma das faces da Administração Pública Digital, mas com pontos necessários de melhoria. Assim, concluiu-se que é necessário investimento educacional e de infraestrutura para a promoção do acesso aos serviços públicos digitais, em nível municipal, estadual e federal. A inclusão digital e educacional é essencial e de grande utilidade para exercer a sua função de participação social e construção de uma saúde digital, além de um sistema coordenado.
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Referências
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Como citar na referência:
PETHECHUST, E. A INCLUSÃO E EDUCAÇÃO COMO INSUMOS DA SAÚDE DIGITAL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA CONECTE SUS. In: SAIKALI, Lucas Bossoni; ANDRADE, Giulia De Rossi; DOTTA, Alexandre Godoy. (Orgs.). Direito Administrativo e Inovação: Crise e Solução - Caderno dos Resumos das Comunicações Científicas do XXXV Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. ISBN 9786599527821, Curitiba: GRD Editora, 2021., p. 111–112, 2021. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/congressoibda/article/view/pethechust2021. Acesso em: 14 out. 2021.
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