A educação digital no ensino básico como direito fundamental implícito na Era dos Algoritmos

Autores

  • Renata Carvalho Kobus Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil)
  • Luiz Geraldo do Carmo Gomes School of Law da University of Limerick (Limerick, Munster, Ireland)

DOI:

https://doi.org/10.47975/IJDL/2kobus

Palavras-chave:

Educação digital, Direito Fundamental Implícito, Quarta Revolução Industrial, Eficiência, Direito Social

Resumo

O artigo possui como escopo demonstrar que em tempos de Quarta Revolução Industrial, também intitulada de Era dos Algoritmos ou de Era 4.0, marcada pela velocidade, amplitude e impacto sistêmico dos avanços tecnológicos, a educação digital no ensino básico deve ser qualificada como um direito fundamental implícito. Apresenta-se uma análise sobre a essencialidade da utilização da tecnologia por parte dos cidadãos na Era 4.0, apresentando-se os impactos que as Revoluções Industriais proporcionaram e continuam a proporcionar até os dias de hoje. Na sequência, é realizada reflexão sobre a importância da dinamicidade dos direitos fundamentais e o dever do Estado em concretizar os anseios sociais contemporâneos. Ao final, o artigo defende a fundamentalidade da educação digital no processo de aprendizagem do ensino básico. Foi utilizado o método dedutivo.

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Biografia do Autor

Renata Carvalho Kobus , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil)

Doutoranda e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (Curitiba, Paraná, Brasil). Professora da Graduação do Centro Universitário UNIBRASIL. Professora convidada das Pós-Graduações da PUC/PR, UNICURITIBA, ABDConst e do LLM em Direito Empresarial da FIEP/PR. Pesquisadora integrante do Núcleo de Investigações Constitucionais - NINC da UFPR. Advogada.

Luiz Geraldo do Carmo Gomes, School of Law da University of Limerick (Limerick, Munster, Ireland)

Professor e pesquisador convidado do programa General LAW na School of Law da University of Limerick (Limerick, Munster, Ireland). Doutor em Função Social do Direito pela FADISP - Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Cumpriu estágio pós doutoral na School of Law da University of Limerick. Mestre em Ciências Jurídicas pelo UniCesumar – Centro Universitário Cesumar. Lgcarmo@ilcoud.com.

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Publicado

12.07.2021

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