A garantia de autenticidade e autoria por meio de Non-Fungible Tokens (NFT’s) e sua (in)validade para a proteção de obras intelectuais

The guarantee of authenticity and authorship through Non-Fungible Tokens (NFT’s) and its (in)validity for the protection of intellectual works

Autores/as

  • Hugo Leonardo Barboza Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)
  • Ariê Scherreier Ferneda Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil) https://orcid.org/0000-0002-4559-4186
  • Liz Beatriz Sass Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil) https://orcid.org/0000-0003-2484-3902

DOI:

https://doi.org/10.47975/IJDL.barboza.v.2.n.2

Palabras clave:

Arte digital, Token não fungível, Blockchain, Autenticidade

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a garantia de autenticidade por meio de Non-Fungible Tokens e a (in)validade para a proteção de obras intelectuais, com especial enfoque às obras artísticas. A pesquisa foi desenvolvida por meio do método hipotético-dedutivo, lastreado na revisão bibliográfica, e se justifica em razão do crescente número de comunidades de artistas que aderem à exposição e venda de suas criações em galerias digitais e transacionam em um Blockchain. Em um primeiro momento, estudou-se a proteção da propriedade intelectual, destacando-se convenções internacionais sobre a temática, bem como as disposições da legislação brasileira; e, em segundo momento, foi estudado o conceito de artes digitais, para fins de avaliar, posteriormente, a (in)validade do registro das obras por meio de NFT’s. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o NFT se apresenta como uma possível solução para garantia de autoria e autenticidade das produções no espaço cibernético, embora ainda restem dúvidas sobre a segurança que esta tecnologia efetivamente possa atestar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Hugo Leonardo Barboza, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
hugo.leonbarboza@gmail.com | ORCID iD icon   0000-0002-6171-5363

Ariê Scherreier Ferneda, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 
ariefernedaxx@gmail.com | ORCID iD icon  0000-0002-4559-4186

Liz Beatriz Sass, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Líder do Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual (NUPPI).
lizsass@hotmail.com | ORCID iD icon   0000-0003-2484-3902

Citas

BLP ASSET. NFT’s: Non-Fungible Tokens. Disponível em: https://blp.com.br/wp-content/uploads/2021/02/NFT.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

BRANCO JUNIOR, Sérgio Vieira. Direitos autorais na Internet e o uso de obras alheias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. Disponível em: <https://itsrio.org/wp-content/uploads/2017/01/Direitos-autorais-na-internet.pdf>. Acesso em 21/04/2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em 21/04/2021.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm>. Acesso em 21/04/2021.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHEVET, Sylve. Blockchain Technology and Non-Fungible Tokens: Reshaping value chains in creative industries. HEC Paris. 2018. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3212662. Acesso em: 27 abr. 2021.

COHN, Alan; WEST, Travis; PARKER, Chelsea. Smart after all: Blockchain, Smart Contracts, Parametric Insurance, and Smart Energy Grids. Georgetown Law Technology Review, v. 273, 2017. Disponível em: https://georgetownlawtechreview.org/wp-content/uploads/2017/04/Cohn-West-Parker-1-GEO.-L.-TECH.-REV.-273.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.

CONVENÇÃO DE BERNA PARA A PROTEÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS. 9 de setembro de 1886, revista em Paris, 24 de julho de 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d75699.htm. Acesso em: 21 abr. 2021.

DAM. Digital Art. Museum. Disponível em: https://dam.org/museum/dam/about/. Acesso em: 27 abr. 2021.

DEVIANTART. Disponível em: https://www.deviantart.com/. Acesso em: 27 abr. 2021.

DEVIANTART. Flower Power, by EgregorUnio. Disponível em: https://www.deviantart.com/egregorunio/art/Flower-Power-806968799. Acesso em: 27 abr. 2021.

FISHER, William. Theories of intellectual property. In: MUNZER, Stephen R (Org.). New essays in the legal and political theory of property. Estados Unidos: Cambridge University Press, 2001. Disponível em: <https://cyber.harvard.edu/people/tfisher/iptheory.pdf>. Acesso em: 20/04/2021.

FRANCESCHET, Massimo et al. Crypto art: A decentralized view. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333679124_Crypto_art_A_decentralized_view. Acesso em: 27 abr. 2021.

KNOWNORIGIN. Discover and collect rare digital artwork. Disponível em: https://knownorigin.io/. Acesso em: 27 abr. 2021.

LA TROFA, Francesco. Crypto Art e NFT: il mercato dell’arte digitale entra nella blockchain. Tech4Future. 18/03/2021. Disponível em: https://tech4future.info/crypto-art-nft-blockchain/. Acesso em: 27 abr. 2021.

LAU, Kendrick. Non-Fungible Tokens. A Brief Introduction and History. Crypto.com. 2019. Disponível em: https://assets.ctfassets.net/hfgyig42jimx/6A8K5H6VrTydTDuEFHXQ5P/3cca896ad77bd967859a7a1256a5a91f/Crypto.com_Macro_Report_-_Non-Fungible_Tokens.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

MACHADO, Adriane Ianzen; Wildauer, Egon Walter; PAULA PINTO, José Simão de. Uso de digital rights management como proteção à conteúdos digitais: Uma discussão. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 114, n. 1, fev. 2013. Disponível em: https://cridi.ici.ufba.br/institucional/arquivos/textos/uso-de-digital-rights-management-como-protecao-a-conteudos-digitais.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

MARCOS, Adérito Fernandes; BRANCO, Pedro Sérgio; ZAGALO, Nelson Troca. The Criation Process in Digital Art. In: FURHT, Borko (Ed.). Handbook of Multimedia for Digital Entertainment and Arts. Springer, pp. 601-615, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227244741_The_Creation_Process_in_Digital_Art. Acesso em: 27 abr. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. Guia da Convenção de Berna relativa à proteção das obras literárias e artísticas (Acta de Paris, 1971). Genebra: 1980. Disponível em; <https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/copyright/615/wipo_pub_615.pdf>. Acesso em 21/04/2021.

PANZOLINI, Carolina; DEMARTINI, Silvana. Manual de direitos autorais. Brasília: TCU, Secretaria-Geral de Administração, 2020. Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/data/files/57/72/86/60/35FA6710FE28B867E18818A8/Manual%20Direitos%20Autorais%202020_Web.pdf>. Acesso em 21/04/2021.

PESSERL, Alexandre Ricardo. Notas introdutórias a um estudo do direito de reprodução de obras autorais no ambiente digital. In: WACHOWICZ, Marcos (Org.). Direito autoral e marco civil na internet. Curitiba: Gedai, 2015.

PESSERL, Alexandre Ricardo. O Direito de acesso aos dados sobre obras musicais e fonogramas: Blockchain, distribuição direta e domínio público no ambiente digital. Curitiba, 2020. 286f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2020.

RODRIGUES, Daniela O. Limites aos direitos de autor sob a perspectiva do direito internacional dos direitos humanos: Estudo dos limites aos direitos de autor frente aos direitos de acesso ao conhecimento e à educação nos ordenamentos internacional e interno. São Paulo, 2014. 216f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de São Paulo. São Paulo: 2014.

RODRIGUES, Marcelo Andrade. Arte Digital. Dissertação (Mestrado). História da Arte Contemporânea. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/8734/1/ARTE%20DIGITAL.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

SILVA, Guilherme Coutinho da. Obras fonográficas, sociedade informacional e a “evolução” do direito autoral. In: WACHOWICZ, Marcos (Org.). Direito autoral e marco civil na internet. Curitiba: Gedai, 2015.

SUPERRARE. Disponível em: https://superrare.co/. Acesso em: 27 abr. 2021.

SUPERRARE. The unknowns 5.9, by @artonymousartifakt. Disponível em: https://superrare.co/artwork/the-unknowns-5.9-862. Acesso em: 27 abr. 2021.

WACHOWICZ, Marcos. O “novo” direito autoral na sociedade informacional. In: WOLKMER, Antonio Carlos; LEITE, José Rubens Morato (Orgs.). Os “novos” direitos no Brasil. 2017. Disponível em: <https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2017/08/artigo_o_novo_direito_autoral_na_sociedade_informacional_marcos_wachowicz-1.pdf>. Acesso em 21/04/2021.

WACHOWICZ, Marcos; GONÇALVES, Lukas Ruthes. Inteligência artificial e criatividade: novos conceitos na propriedade intelectual. Curitiba: Gedai, 2019. Disponível em: <https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Intelig%C3%AAncia-artificial_portugu%C3%AAs_ebook.pdf>. Acesso em 21/04/2021.

Publicado

2021-08-15

Número

Sección

Artículos