Três axiomas para o agir administrativo fundado em novas tecnologias de informação e comunicação
Three axioms to administrative action grounded in new information and communication technologies
DOI:
https://doi.org/10.47975/IJDL/1vallePalavras-chave:
Mudança cultural, Riscos, Dados como valor, Soluções tecnológicas interativas, Soluções tecnológicas impermanentes, Organizações públicasResumo
A narrativa comum é de que a Administração Pública está no curso da incorporação total de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC’s), mas a realidade das repartições públicas evidencia algo diferente. O distanciamento ainda existente entre Administração Pública e novas tecnologias pode levar a primeira à perda de sua capacidade de governar. A recusa ou demora na absorção de NTIC’s pode produzir um distanciamento entre Administração Pública e interessados, erodindo sua capacidade de comunicação. A ausência de NTIC’s também prejudica a agregação de dados, embaraçando um aprendizado potencial e melhorias nas políticas públicas que poderia decorrer de um big data desenhado e utilizado de maneira profissional. Este artigo propõe três axiomas que devem orientar a implementação de um agir administrativo fundado em NTIC’s; estes axiomas demonstrarão que uma mudança cultura significativa é necessária à otimização dos benefícios originários destas ferramentas. A ausência de uma visão clara quanto ao que seja necessário à implementação integral de NTIC’s pode conduzir a Administração a soluções tecnológicas inadequadas, transformando uma boa ferramenta em mau investimento de tempo e recursos públicos.
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