Plataformas digitais para pesquisa de satisfação dos usuários de serviços públicos: uma análise dos seus possíveis desafios

Digital platforms for public service user satisfaction survey: an analysis of its possible challenges

Autores/as

  • José Sérgio da Silva Cristóvam Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)
  • Leonardo Bas Galupe Lagos Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.47975/IJDL.cristovam.v.3.n.1

Palabras clave:

Serviços públicos, usuários, Patentes, plataformas digitais, desafios

Resumen

Por meio do método dedutivo e pela técnica de pesquisa bibliográfica, o artigo pretende discutir acerca dos possíveis desafios aos gestores públicos na institucionalização de aplicativos digitais para pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços públicos. Inicialmente, a pesquisa perpassa pela importância dos serviços públicos para a concretização dos direitos fundamentais e para a consagração de uma vida minimamente digna em favor dos cidadãos. Na sequência, analisa a potencial influência dos usuários nas políticas públicas através da avaliação dos serviços públicos, por meio da pesquisa de satisfação digital, cuja utilização está na iminência de ser regulamentada pelo Poder Executivo federal, bem como a possibilidade de melhoria nas prestações estatais a partir do resultado dessas pesquisas. Por fim, enfrenta alguns entraves na utilização de plataformas digitais para captação do nível de satisfação dos cidadãos-usuários que podem comprometer sua pretensão e que demandam medidas paralelas pelos governos, destacando-se, entre eles, a situação dos cidadãos-invisíveis; dos cidadãos que não possuem acesso à internet; dos que embora possuam acesso não têm condições intelectuais mínimas para compreender os dados e informações disponibilizados para fins de avaliação; e ao uso político-ideológico da ferramenta.

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Biografía del autor/a

José Sérgio da Silva Cristóvam, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Professor Adjunto de Direito Administrativo (Graduação, Mestrado e Doutorado) da UFSC. Doutor em Direito Administrativo pela UFSC (2014), com estágio de Doutoramento Sanduíche junto à Universidade de Lisboa – Portugal (2012). Mestre em Direito Constitucional pela UFSC (2005). Membro fundador e Diretor Acadêmico do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC). Membro da Rede de Pesquisa em Direito Administrativo Social (REDAS). Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Público do CCJ/UFSC (GEDIP/CCJ/UFSC). jscristovam@gmail.comORCID iD icon 0000-0001-8232-9122

Leonardo Bas Galupe Lagos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU). Doutorando em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Especialista em Gestão, Governança e Setor Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professor de Direito Administrativo na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), nos cursos de graduação em Direito e em Gestão Pública. Professor no curso de Pós-Graduação em Direito Público da Faculdade Baiana de Direito. Ex-Presidente da Comissão da Advocacia Pública junto à Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Pelotas/RS (2019-2021). Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Pelotas/RS. Atualmente desempenha a função de Procurador-Chefe da Procuradoria Seccional Federal em Pelotas/RS. leonardo_lagos@hotmail.comORCID iD icon 0000-0002-5344-3775

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Publicado

2022-07-18

Número

Sección

Artículos

Categorías

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