Os paradigmas tecnológicos e as contribuições para o fomento da propriedade intelectual: estudo de caso dos veículos elétricos da Tesla Motors

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47975/digital.law.vol.5.n.3.portes

Palavras-chave:

Inovação; propriedade intelectual; veículos elétricos; paradigmas tecnológicos; Tesla Motors.

Resumo

O presente artigo investiga os paradigmas tecnológicos e suas contribuições para o fomento da propriedade intelectual, utilizando o estudo de caso dos veículos elétricos da Tesla Motors. Nesse contexto, ao caracterizar e contextualizar a concepção do paradigma tecnológico no desenvolvimento tecnológico quando dos veículos/carros elétricos busca-se estudar as vantagens e desvantagens na aplicabilidade de paradigmas tecnológicos por meio da análise da matriz SWOT sobre o caso dos veículos elétricos da TESLA. Para posteriormente realizar ume estudo patentário comparativo entre Estados Unidos e Brasil sobre o tema. Desta forma é possível permitir ao leitor compreender como os paradigmas tecnológicos fomentam a propriedade intelectual ao ser questionar como a tecnologia veículo elétrico (VE) na proposta apresentada pela Tesla pode influenciar o desenvolvimento econômico nacional.

 

Palavras-chaves: Inovação. Propriedade Intelectual. Veículos elétricos. Paradigmas Tecnológicos. Tesla Motors.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andre Portes, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

Doutorando em Inovação e Propriedade Intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil). Mestre em Gestão e Estratégica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRJ. MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade de São Paulo – USP. MBA Marketing pela COPPEAD-UFRJ. E-mail: andreportesportes@gmail.com.

Andrea Drumond de Meireles, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

Doutoranda em Inovação e Propriedade Intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil). Mestre em Direito na Universidade Candido Mendes – UCAM. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Membro do Grupo de Estudos Estratégicos em Propriedade Intelectual e Inovação para Defesa – GEPID/INPI. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direito Administrativo Contemporâneo – GDAC. E-mail: andreameireles@outlook.com.

Humberto Wilke, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

Doutorando em Inovação e Propriedade Intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil). Mestre em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. E-mail: wilke.humberto@gmail.com.

José Miranda Ribeiro Júnior, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

Doutorando em Inovação e Propriedade Intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil). Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP. Professor de Direito na Universidade Iguaçu – UNIG. E-mail: josemiranda.adv@gmail.com.

Referências

ASSAFIM, João Marcelo de Lima. A transferência de tecnologia no Brasil. (Aspectos contratuais e concorrenciais da propriedade industrial). Editora Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2010.

CASTRO, Thais Santos. Análise econômica e ambiental de sistema de geração alternativa para suprimento energético de carros elétricos. Guaratinguetá, 2018. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018, Orientador: Prof. Dr. Teófilo Miguel de Souza. Co-orientador: Prof. Dr. José Luz Silveira.

DIAS, Júlio Rosa. Inovação e estratégia no modelo de negócio do tesla Motors: um ensaio teórico. 2017. Disponível em: <http://www.nucleoestudo.ufla.br/gerei/wp-content/uploads/2018/02/INOVA%C3%87%C3%83O-E-ESTRAT%C3%89GIA-NO-MODELO-DE-NEG%C3%93CIO-DA-TESLA-MOTORS-UM-ENSAIO-TE%C3%93RICO-1.pdf>. Acesso em: 03.mar. 2022.

DOSI, Giovanni. Technological paradigms and technological trajectories: A suggested interpretation of the determinants and directions of technical change. Research Policy, vol. 11, p. 147-162, 1982.

EHSANI, Mehrdad, et al. Modern electric, hybrid electric and fuel cell vehicles. 2nd. Edition. Boca Raton London New York Washington, D.C.: CRC Press LLC, 2005.

ELFASAKHANY, Ashraf. Engine performance evaluation and pollutant emissions analysis using ternary bio-ethanol e iso-butanol e gasoline blends in gasoline engines. Journal of Cleaner Production, v. 139, p. 1057–1067, 2016.

FOX, Eva. Tesla Supercharger V4: Design & Dimension Details Surface. Disponível em: <https://www.tesmanian.com/blogs/tesmanian-blog/tesla-supercharger-v4-design-and-dimensions-details-surface>. Acesso em: 15 jun. 2022.

IFI CLAIMS PATENTS SERVICES. EVS Have officially gone mainstream. Disponível em: <https://www.ificlaims.com/news/view/briefing-2021-evs.htm>. Acesso em: 17 jun. 2022.

IRLE, Roland. Global EV Sales for 2021. Disponível em: <https://www.ev-volumes.com/>. Acesso em: 17 jun. 2022.

LEITMAN, Seth; BRANT, Bob. Build Your Own Electric Vehicle. Second edition. New York Chicago San Francisco: McGraw-Hill, 2009.

MACHADO, Felipe Ferraz. A inserção do automóvel elétrico no Brasil: proposta de política pública a partir do princípio da inovação disruptiva. Orientador: Célio Bermann – São Paulo – Tese (Doutorado em Ciência) – Programa de Pós-Graduação em Energia – Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

MAHARAJ, Bhopendra; et al. Advancing eletric mobility in Trinidad and Tobogo: Result from local public consultations. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/385002343_Advancing_Electric_Mobility_in_Trinidad_and_Tobago_Results_from_Local_Public_Consultations>. Acesso em 10 fev. 2025.

MONSELLATO, Andrea. Tesla Motors: a business model innovation in the automotive industry. 2016. Dissertação (Mestrado em administração) – Libera Universita Internazionale Degli Studi Sociale. Disponível em: /efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://tesi.eprints.luiss.it/16605/1/659181.pdf>. Acesso em: 03.mar. 2022.

MORITZ, Manuel, et al. Tesla Motors, Inc. – Pioneer towards a new strategic approach in the automobile industry along the open source movement? Conference Paper, 2015 Proceedings of PICMET '15: Management of the Technology Age, 2015.

NELSON, Richard R. Economic development from the perspective of evolutionary economic theory. The Other Canon Foundation and Tallinn University of Technology Working Papers in Technology Governance and Economic Dynamics 02, 2006.

POSSAS, Silvia. Conhecimento e atividade econômica. Economia e Sociedade, Campinas, v. 6, n. 1, p. 85-100, jun. 1997.

RIBEIRO, Gustavo Ferreira; CAIADO, Jose Guilherme Moreno. Por que uma análise econômica do direito internacional público? desafios e perspectivas do método no Brasil. Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 12, n. 2, 2015, p. 245-261.

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico: Uma investigação sobre lucro, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Tradução de Maria Sílvia Possas. Editora Nova Cultura: São Paulo, 1997.

SCHUMPETER, Joseph A. Development. Journal of Economic Literature, vol. XLIII, march 2005.

SICSÚ, Abraham Benzaquen; ROSENTHAL, David. Apresentando um texto paradigmático. Revista Brasileira da Inovação, Campinas, v. 5, n. 1, jan./jun. 2006, p. 9-32.

WAYLAND, Michael; KOLODNY, Lora. Tesla vc. Lucid: Here´s how the EV rivals are anda aren´t alike. Disponível em: <https://www.cnbc.com/2021/03/02/tesla-vs-lucid-heres-how-the-ev-rivals-are-and-arent-alike.html>. Acesso em: 17. jul. 2022.

Downloads

Publicado

08.03.2025

Como Citar

PORTES, Andre; MEIRELES, Andrea Drumond de; WILKE, Humberto; RIBEIRO JÚNIOR, José Miranda. Os paradigmas tecnológicos e as contribuições para o fomento da propriedade intelectual: estudo de caso dos veículos elétricos da Tesla Motors. International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 5, n. 3, p. 193–210, 2025. DOI: 10.47975/digital.law.vol.5.n.3.portes. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/revista/article/view/1289. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos/Articles

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.