Os paradigmas tecnológicos e as contribuições para o fomento da propriedade intelectual: estudo de caso dos veículos elétricos da Tesla Motors
DOI:
https://doi.org/10.47975/digital.law.vol.5.n.3.portesPalavras-chave:
Inovação; propriedade intelectual; veículos elétricos; paradigmas tecnológicos; Tesla Motors.Resumo
O presente artigo investiga os paradigmas tecnológicos e suas contribuições para o fomento da propriedade intelectual, utilizando o estudo de caso dos veículos elétricos da Tesla Motors. Nesse contexto, ao caracterizar e contextualizar a concepção do paradigma tecnológico no desenvolvimento tecnológico quando dos veículos/carros elétricos busca-se estudar as vantagens e desvantagens na aplicabilidade de paradigmas tecnológicos por meio da análise da matriz SWOT sobre o caso dos veículos elétricos da TESLA. Para posteriormente realizar ume estudo patentário comparativo entre Estados Unidos e Brasil sobre o tema. Desta forma é possível permitir ao leitor compreender como os paradigmas tecnológicos fomentam a propriedade intelectual ao ser questionar como a tecnologia veículo elétrico (VE) na proposta apresentada pela Tesla pode influenciar o desenvolvimento econômico nacional.
Palavras-chaves: Inovação. Propriedade Intelectual. Veículos elétricos. Paradigmas Tecnológicos. Tesla Motors.
Downloads
Métricas
Referências
ASSAFIM, João Marcelo de Lima. A transferência de tecnologia no Brasil. (Aspectos contratuais e concorrenciais da propriedade industrial). Editora Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2010.
CASTRO, Thais Santos. Análise econômica e ambiental de sistema de geração alternativa para suprimento energético de carros elétricos. Guaratinguetá, 2018. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018, Orientador: Prof. Dr. Teófilo Miguel de Souza. Co-orientador: Prof. Dr. José Luz Silveira.
DIAS, Júlio Rosa. Inovação e estratégia no modelo de negócio do tesla Motors: um ensaio teórico. 2017. Disponível em: <http://www.nucleoestudo.ufla.br/gerei/wp-content/uploads/2018/02/INOVA%C3%87%C3%83O-E-ESTRAT%C3%89GIA-NO-MODELO-DE-NEG%C3%93CIO-DA-TESLA-MOTORS-UM-ENSAIO-TE%C3%93RICO-1.pdf>. Acesso em: 03.mar. 2022.
DOSI, Giovanni. Technological paradigms and technological trajectories: A suggested interpretation of the determinants and directions of technical change. Research Policy, vol. 11, p. 147-162, 1982.
EHSANI, Mehrdad, et al. Modern electric, hybrid electric and fuel cell vehicles. 2nd. Edition. Boca Raton London New York Washington, D.C.: CRC Press LLC, 2005.
ELFASAKHANY, Ashraf. Engine performance evaluation and pollutant emissions analysis using ternary bio-ethanol e iso-butanol e gasoline blends in gasoline engines. Journal of Cleaner Production, v. 139, p. 1057–1067, 2016.
FOX, Eva. Tesla Supercharger V4: Design & Dimension Details Surface. Disponível em: <https://www.tesmanian.com/blogs/tesmanian-blog/tesla-supercharger-v4-design-and-dimensions-details-surface>. Acesso em: 15 jun. 2022.
IFI CLAIMS PATENTS SERVICES. EVS Have officially gone mainstream. Disponível em: <https://www.ificlaims.com/news/view/briefing-2021-evs.htm>. Acesso em: 17 jun. 2022.
IRLE, Roland. Global EV Sales for 2021. Disponível em: <https://www.ev-volumes.com/>. Acesso em: 17 jun. 2022.
LEITMAN, Seth; BRANT, Bob. Build Your Own Electric Vehicle. Second edition. New York Chicago San Francisco: McGraw-Hill, 2009.
MACHADO, Felipe Ferraz. A inserção do automóvel elétrico no Brasil: proposta de política pública a partir do princípio da inovação disruptiva. Orientador: Célio Bermann – São Paulo – Tese (Doutorado em Ciência) – Programa de Pós-Graduação em Energia – Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.
MAHARAJ, Bhopendra; et al. Advancing eletric mobility in Trinidad and Tobogo: Result from local public consultations. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/385002343_Advancing_Electric_Mobility_in_Trinidad_and_Tobago_Results_from_Local_Public_Consultations>. Acesso em 10 fev. 2025.
MONSELLATO, Andrea. Tesla Motors: a business model innovation in the automotive industry. 2016. Dissertação (Mestrado em administração) – Libera Universita Internazionale Degli Studi Sociale. Disponível em: /efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://tesi.eprints.luiss.it/16605/1/659181.pdf>. Acesso em: 03.mar. 2022.
MORITZ, Manuel, et al. Tesla Motors, Inc. – Pioneer towards a new strategic approach in the automobile industry along the open source movement? Conference Paper, 2015 Proceedings of PICMET '15: Management of the Technology Age, 2015.
NELSON, Richard R. Economic development from the perspective of evolutionary economic theory. The Other Canon Foundation and Tallinn University of Technology Working Papers in Technology Governance and Economic Dynamics 02, 2006.
POSSAS, Silvia. Conhecimento e atividade econômica. Economia e Sociedade, Campinas, v. 6, n. 1, p. 85-100, jun. 1997.
RIBEIRO, Gustavo Ferreira; CAIADO, Jose Guilherme Moreno. Por que uma análise econômica do direito internacional público? desafios e perspectivas do método no Brasil. Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 12, n. 2, 2015, p. 245-261.
SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico: Uma investigação sobre lucro, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Tradução de Maria Sílvia Possas. Editora Nova Cultura: São Paulo, 1997.
SCHUMPETER, Joseph A. Development. Journal of Economic Literature, vol. XLIII, march 2005.
SICSÚ, Abraham Benzaquen; ROSENTHAL, David. Apresentando um texto paradigmático. Revista Brasileira da Inovação, Campinas, v. 5, n. 1, jan./jun. 2006, p. 9-32.
WAYLAND, Michael; KOLODNY, Lora. Tesla vc. Lucid: Here´s how the EV rivals are anda aren´t alike. Disponível em: <https://www.cnbc.com/2021/03/02/tesla-vs-lucid-heres-how-the-ev-rivals-are-and-arent-alike.html>. Acesso em: 17. jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Andre Portes, Andrea Drumond de Meireles, Humberto Wilke, José Miranda Ribeiro Júnior (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).